Robô humanoide open source para impressão 3d

O InMoov é o primeiro robô open source para impressão 3d. Ele foi criado pelo designer e escultor francês Gaël Langevin e alimentado pela biblioteca MyRobotLab.

O projeto pode ser replicado com o uso de qualquer impressora 3D com uma área de 12x12x12 cm. Ideal para ser desenvolvido em universidades, laboratórios, por hobby, mas antes de tudo por Makers.

rob

O material indicado para a construção da estrutura mecânica é o ABS, mas algumas pessoas reportaram o uso do PLA com sucesso.

O projeto requer um micro controlador arduino uno e um mega, três modelos de servomotores (HK15298B, Hitec HS805BB e MG996) e o software MyRobot Lab, ou scripts em python.

O robô possui duas câmeras, movimento de olhos e cabeça independentes, duas caixas de som, um Kinect para detecção de movimentos e um sensor de proximidade.

robback

Cada braço possui 5 GDL (graus de liberdade) e 16 GDL em cada mão. De forma que todos os dez dedos são motorizados e possuem movimentos independentes, além de possuírem sensores.

hand

O projeto não requer conhecimentos muito específicos, dando a possibilidade de se aprender muito durante a montagem. O site disponibiliza tutoriais para usuários registrados.

Um bom começo para quem nunca trabalhou com servomotores e arduino é montar o kit inicial de dedos. A comunidade InMoov garante que terminando este kit, você está apto a montar todo o robô. Para makers mais experientes, o projeto é todo fatiado, de modo que você pode começar por onde quiser e por onde tiver mais interesses.

tutorials

A comunidade pede a todos que iniciam a montagem do robô os avisem e coloquem sua localização no mapa do site, de modo a conectar todos os makers de InMoov no mundo.

map2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s