Órtese Cock Up por Impressão 3D

Órteses Cock Up são dispositivos de apoio de punho que proporciona repouso baseado na biomecânica articular. Elas são indicadas em casos de alterações neurológicas, paralisias cerebrais, casos de tendinite, fraturas ou recuperação pós-operatória.

Atualmente elas são produzidas com um material termoplástico e moldadas diretamente sobre o braço, possibilitando uma melhor adaptação. Entretanto, o custo de cada placa desse termoplástico é de cerca de 500 reais, o que faz com que a prótese custe entre 300 e 350 reais. Na foto abaixo uma foto da órtese feita com termoplástico em um hospital.

ortesecockup

Com intuito de baratear a produção tive a ideia de fazer a modelagem 3D planificada e impressão do modelo em PLA com espessura de 2mm e então verificar a viabilidade de moldar a placa de PLA no mesmo como que é feito com termoplástico (banho em água quente). O resultado? Acima das expectativas! Nesse primeiro teste a imobilização do punho foi total.

Nas fotos abaixo temos o placa impressão e a órtese final.

Após impressão:

ortese impressa

Após modelagem em banho maria:

ortese modelada

Órtese em uso:

ortese em uso

O melhor de tudo foi o custo de execução! Apenas R$3,5! Essa diferença de custo pode, por exemplo,  ajudar a reverter verbas do SUS que são destinadas pra execução de órteses cock up para distribuição de outros dispositivos, como próteses e cadeiras de roda.

As grandes vantagens desse projeto, além do custo, também está na facilidade de produção, pois com o modelo pronto no software de modelagem, o operador pode apenas inserir as medidas do paciente e em 1h a impressão estará finalizada e pronta pra ser modelada no braço.

O próximo passo é testar o projeto junto com fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para garantir que seja funcional. Depois de testado, disponibilizarei o modelo 3D para que reproduzam e mais pessoas sejam alcançadas com essa solução de baixo custo!

Gostou? Acompanhe também pela pagina do Facebook: http://www.facebook.com/mao3d

 

 

 

Publicado por Ana Cano

É Bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal de São Paulo e atualmente cursa Engenharia Biomédica na mesma universidade. Dentro do Mao3D desenvolve projetos de desenvolvimento e produção de prótese mecânicas feitas por impressão 3D. Seu maior ideal é encontrar soluções de baixo custo para tecnologias assistivas.

2 comentários em “Órtese Cock Up por Impressão 3D

Deixe um comentário